sábado, 3 de dezembro de 2016

Para as crianças serem adultos




Ao escolher para protagonista um pombo, Mo Willems está a lançar uma provocação aos adultos que irão comprar às suas crianças.
Se para os mais novos os pombos não passam de mais uma espécie de pássaro com quem brincar, para os adultos são uma praga, "ratos com aas" que tentam evitar a todo o custo - excepto, claro, quando em Veneza em que se fazem fotografar servindo-lhes de poiso...
Como estes livros colocam o pombo no papel de uma criança para que ao ler esta se sinta no papel do adulto, Mo Willems está a insinuar aos pais que reconhece que todos acham, por vezes, as crianças uma praga.
Estando todos cientes desse segredo mal guardado (ou envergonhado) o autor pode prosseguir com a sua tentativa de incutir alguma consciência do seu próprio comportamento às crianças.
Logo em Não Deixes o Pombo Guiar o Autocarro!, o primeiro livro criado com este protagonista, um condutor de autocarro deixa o jovem leitor responsável pelo veículo.
A criança enfrenta as muitas desculpas e invenções do pombo e até uma birra para, no final, ser recompensada com o reconhecimento pelos frutos do seu esforço.
O livro é uma ajuda a que a criança comece a colocar-se no papel de outra pessoa e, no caso, uma pessoa na qual tal é difícil de acontecer, o pai que diz "não".
O estilo de Willems ajuda a que a criança se sinta identificada com o livro, por lhe parecer que um par o pudesse ter desenhado recorrendo a lápis de cera.
O desenho feito simples e a sugerir a imperfeição com que as crianças o fariam - o pombo surge sempre com a cabeça numa posição lateral de tal forma que apenas um olho é visível - mas cujo estilo remeterá os adultos para os cartoons da década de 1950.
Além de que a atenção está devidamente focada perante um fundo sempre sólido e a uma cor só.
Em compensação há desafios de leitura disponíveis que remetem para um primeiro contacto com a linguagem da banda desenhada, sejam splash pages ou vinhetas a quebrarem a regularidade de uma página- uma imagem-uma situação.


Não Deixes o Pombo Ficar Acordado até Tarde! é, estruturalmente, o mesmo livro que o anterior, embora se deva reconhecer o benefício de ser feito com uma situação mais natural de ocorrer no quotidiano.
No entanto é um livro que tem uma maior dinâmica de interacção com o jovem leitor, iniciando diálogos que requerem uma resposta para que faça sentido a sequência da página. Também por isso favorece ainda mais a leitura em voz alta, algo pelo que estes livros já foram reconhecidos.
O Pombo Quer um Cãozinho! é o livro com maior carga emocional, que passa aquele tipo de culpabilização que as crianças tentam com os pais.
Talvez o livro que mais arrisca na demonstração dos extremos dos comportamentos deste avatar alado das crianças e, por isso, dos mais interessantes.
Tal como o O Pombo Precisa de um Banho! que é o mais criativo a nível visual, até pela interacção com elementos que não são apenas cénicos mas centrais à pequena história contada.
Este livro leva ao limite a ideia de vinhetas na prancha - fazendo lembrar as experiências de Lewis Trondheim em Mr. O - e tendo uma literal splash page, levando à expectativa que estes livros, além da sua missão primeira, formem leitores abertos à diversidade de linguagens visuais.




Não Deixes o Pombo Guiar o Autocarro! (Mo Willems)
Booksmile
1ª edição - Março de 2015
40 páginas


Não Deixes o Pombo Ficar Acordado até Tarde! (Mo Willems)
Booksmile
1ª edição - Março de 2015
40 páginas


O Pombo Quer um Cãozinho! (Mo Willems)
Booksmile
1ª edição - Abril de 2016
40 páginas


O Pombo Precisa de um Banho! (Mo Willems)
Booksmile
1ª edição - Fevereiro de 2016
40 páginas

Sem comentários:

Enviar um comentário