quarta-feira, 30 de novembro de 2016

O fenómeno da leitura




Raquel Vaz-Pinto escreveu este livro inspirada pela forma como conseguiu melhor explicar aos seus alunos as influências de poder global por via da sua materialização, sobretudo económica, no futebol.
Fá-lo com a preocupação pelos problemas de preservação da identidade dos clubes e da independência das selecções que essa globalidade à força de matérias-primas valiosas acarreta.
Além de uma analista do fenómeno "negócio futebol" é uma apaixonada do "espectáculo futebol", o que equilibra a expressão do seu livro, tornando-o numa leitura que não pende para nenhum dos abismos: intelectual ou emocional.
Muita da informação a que a autora recorre é bem conhecida mas a sua sistematização, além de cativante, é útil para todo os graus de público futebolístico em Portugal.
Algo que a própria autora tenta efectivar evitando falar do fenómeno dentro das nossas fronteiras para que não se despertem exacerbadas paixões que toldam o raciocínio.
A fluência da obra permite começar a ler um capítulo sobre a rivalidade entre Roma e Lázio e terminar nos problemas de racismo da pluricultural selecção francesa sem perder entusiasmo e acabando na posse de uma percepção clara de como a identificação e a origem não são uma e a mesma coisa.
Sendo natural seguir daí para as diferenças entre os modelos de desenvolvimento (ou falta deles) dos quatro principais campeonatos europeus e suas respectivas federações.
O livro aborda bem um tema que está na ordem do dia, a reflexão  sobre a ascensão de mercados secundários por via de patrocinadores ou milionários tornados donos de clubes. Nele enfatiza o poder a influência de FIFA e UEFA na política de diversos países e mostrando, em medida oposta, quão manipuláveis são.
Apesar da premência, são os breves desvios, como pela forma como a guerra civil impediu que se erguesse uma excelente selecção jugoslava, que mais encantam o leitor que fica com a esperança que a autora intente um livro com intentos ao género de Béla Guttmann - Uma história mundial do futebol.
Nada que impeça que se fique devidamente servido com este livro que, apesar de todas as preocupações que encontram na mistura entre economia, fanatismo e futebol, ainda encontra a beleza dos protagonistas num último capítulo chama Liderança, craques e heróis.
Como se Raquel Vaz-Pinto lembrasse que não importa o que futebol ensina nos momentos em que alguém faz magia em campo.
A mensagem final que deixa, apesar do pensamento crítico, é que o futebol é o domínio das possibilidades contra a improbabilidade.
Afinal, a autora terminava o livro ainda não tendo a certeza se o Leicester seria o surpreendente campeão inglês e muito menos que Portugal corrigiria o destino do Euro 2004.


Para Lá do Relvado (Raquel Vaz-Pinto)
Tinta da China
1ª edição - Maio de 2016
168 páginas

Sem comentários:

Enviar um comentário