segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Tolkien para ter à mão


Este livro é, sobretudo, uma boa enciclopédia introdutória para os que se iniciam no universo de J. R. R. Tolkien.
Mas não deixa de ser, para um público generalista que já tenha lido O Senhor dos Anéis - ou que, entretanto, tenha visto os filmes - um recurso útil e rápido para se ter à mão para uma consulta.
A informação é breve mas não tem lacunas evidentes, sendo valorizadas por aquilo que é o melhor do livro, as ilustrações.
Apesar da influência dos filmes de Peter Jackson - o que poderá ser uma conexão inevitável na mente de quem viu os filmes que aproxima as feições dos actores às das personagens desenhadas - e, claro, as semelhanças entre abordagens visuais à conta das descrições detalhadas do próprio Tolkien, há margem de manobra para que o resultado do trabalho de Peter Mckinstry se distinga do que nos habituámos a ver.
Um exemplo claro disso mesmo é o seu Fangorn, cuja excelente ilustração abre esta crítica.
Os desenhos a preto e branco são muito bons, mas são as páginas duplas totalmente coloridas que criam os efeitos mais vistosos. A vista de Mordor, bem como o Balrog sendo provavelmente aquelas duas que mais "enchem o olho".
Tudo conjugado numa bela edição, um álbum de grande formato e de capa dura, que vale a pena ter à mão para a tal consulta que será sempre mais rápida do que procurar a cena ou a passagem que se quer.
Claro que é um álbum muito mais apontado a um público jovem e para quem Tolkien ainda virá a ser uma surpresa, mas não há adulto que não lhe vá pegar.


O Mundo de Tolkien (Gareth Hanrahan e Peter Mekinstry)
Arte Plural Edições
1ª edição - Novembro de 2012
80 páginas

Sem comentários:

Enviar um comentário