domingo, 17 de abril de 2011

Um gesto de apreço

Este pequeno livro foi-me oferecido, num gesto de enorme simpatia, pelo seu editor aquando de uma interessante conversa que estávamos prestes a terminar.
O livro merece muitos elogios meus, nenhum deles por mera simpatia de retribuição a esse gesto.
Estes dois textos são soberbos. A crítica que cada um lança é feroz e dolorosa para os leitores, sobretudo porque a construção e a qualidade do texto são envolventes.
O duro cinismo de sabor amargo só se revela depois de nos deixarmos inundar pelo mel do seu trabalho de escrita.
Seja na sua sugestão sobre a pobreza que pretende tornar a descendência dos mais pobres em matéria de subsistência alimentar ou na crítica simultânea tanto aos que sugerem a destruição do Cristianismo como aos que no seio da religião promovem os preconceitos exteriores, o domínio de Swift da argumentação e da retórica serve a forma enganadora como usa o texto para terminar com as ilusões dos seus leitores sobre quais são a idealogia e o comportamento mais risíveis quanto a estes temas.
O humor de Swift tem um poder de choque e de confronto intelectual que seria visto como virulento ainda hoje.
Os limites do que escreve não nascem da consciência ou da moralidade, mas chegam apenas pelo grau final de imaginação de Swift. E, para dizer a verdade, esses limites parecem nem existir.
É caso para dizer que Jonathan Swift conseguiria abafar com a sua ironia qualquer um dos mais desbocados comediantes actuais.
Portanto, sem simpatias da parte do leitor, mas por genuíno apreço a um livro cuidado, espero que sejam ainda muitos os que o comprarão em reconhecimento.
Ao gesto de carinho que o editor dedicou a estes textos protegendo-os com uma capa dura que durará muito mais tempo.
Ao gesto de dignidade
Ao gesto de elevação que o ilustrador Frederico Penteado dedicou a estes textos com magníficos desenhos - mais bem sucedidos em Um argumento contra a Abolição do Cristianismo - que jogam com o texto sem se limitarem a ilustrá-lo.


















Uma Proposta Modesta (Jonathan Swift)

Alfabeto
1ª edição - Fevereiro de 2011
74 páginas

Sem comentários:

Enviar um comentário