terça-feira, 8 de março de 2011

Música imaginada

O Local resume num período breve, em cinco canções, a tribulação da juventude.
Se a música é o meio mais comum e (talvez) mais enérgico para se expressarem, é também um investimento que marca o período da juventude, no presente como sonho de futuro e no futuro como memória do que ficou para trás.
Ou, se perdura, muitas vezes funciona como retorno a um período admirável que não se volta a viver de nenhuma outra forma.
A música é, portanto, em muitos casos, um sonho temporário. Daí que o processo de ensaio no local que lhes é oferecido por um dos pais (enquanto não houver incidentes) os obrigue a evoluir da inconsciência - dependente de outros e plena de atitudes irreflectidas - à responsabilização - que obriga a uma decisão autónoma, seja em que direcção for.
A música, o EP que procuram gravar é a tentativa de construção de um pequeno conjunto coerente e expressivo da sua realidade. Mas acaba de ser o próprio percurso de evolução dos seus criadores, o percurso de vida na transição entre a juventude e a idade adulta.
Gipi compreende que a música é uma forma de expressão repleta dos detalhes pessoais e quotidianos. Uma catarse da rotina e das pressões.
Assim, Gipi não necessita de trabalhar a música, antes conta-la caso a caso, estabelecendo a realidade destes quatro jovens músicos que, pela pose, fazem rock com a maior entrega possível.
Rock que fala das suas preocupações, do entendimento e crítica mútua. Falam deles próprios porque talvez não tenham o à vontade para o fazerem de outra forma - afinal, são todos rapazes.
As aguarelas de Gipi dão um tom coerente a cada pedaço de história que se passa em torno do tal local de ensaio para a banda mas que vão variando de protagonistas e de problema imediato.
Ficamos a saber das vidas destes miúdos e ficamos capazes de imaginar como é a sua música, aquilo que nela se ouve ser cantado e como se ouve.
No final de cada pequeno capítulo narrativo - cada uma das canções - vemos a música a acontecer no ensaio como eco do que se passou até esse momento.


















O Local (Gipi)
100 Sentidos/Vitamina BD Edições
1ª edição - Setembro de 2007
120 páginas

Sem comentários:

Enviar um comentário