terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Contemporâneo

Numa crítica a este livro li que as descrições detalhadas do mundo financeiro se tornavam aborrecidas.
Esse pormenor é mais indicativo dos (des)interesses daquele leitor do que deste livro.
Todas as descrições do livro são, na verdade, aborrecidas. Sejam do mundo da finança, do mundo dos jogos virtuais ou do mundo da crítica literária, todas elas têm detalhes de uma minúcia que incomoda os leitores não interessados no tema.
A menos, claro, que o leitor se deixe levar por eles como por portas de entrada para o mundo actual do qual ainda compreende apenas uma pequena parte.
Os muitos temas que o livro aborda são de uma actualidade que ainda não parou de acontecer, mas irá continuar a ocupar o mundo por mais alguns anos.
Aqueles que não lerem o livro agora ganharão entendimento sobre uma época que ocorreu, mas perderão o efeito esclarecedor e crítico que o livro tem.
A descrição clínica desses vários traços do mundo actual, sem qualquer tipo de juízos de valor, é pedagógica mas mais crítica do que pareceria à primeira vista.
Ao deixar o leitor enveredar tão longamente por temas que não lhe interessam - ou não lhe interessavam até aí - está a tornar evidente o tempo que é preciso dispender para estar actualizado com aquilo que ocorre (em demasia) no Presente.
A falta de qualquer crítica censória do longo discorrer sobre os temas permite-nos avaliá-los penetrando neles, olhando-os como se estivéssemos perante um relatório com a página das Conclusões reservada para nós.
O fanatismo de alguns dos seguidores do Corão ou a indiferença do mundo ocidental perante as imagens projectadas são frases extrapoladas pelo leitor quando lhe mostram os dados.
Não se conclua daqui que o livro é meramente funcional. Há personagens, há uma ficção-mosaico, há componentes mais e menos conseguidas.
Mas a informação que se lê à medida que existe é inexcedível, sobretudo para quem crê que o mundo se aprende nos livros.


















Uma semana em Dezembro (Sebastian Faulks)
Civilização Editora
1ª edição - Novembro de 2010
424 páginas

Sem comentários:

Enviar um comentário