quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

A Arte narrativa

As histórias de Essex County são fantasmagorias que traçam histórias de vidas, que mostram a solidão de um local que vive das suas pessoas desencontradas.
Um local abandonado e onde permanecem memórias cruéis, de onde emergem sonhos despropositados e de onde foge a realidade entendível.
São retratos cuja ressonância atravessa o Tempo e que descreve na perfeição um Canadá rural que se parece perder para as grandes cidades.
Vidas que se deixam incorporar, que deixam morrer os sonhos ou se amedontram de retornar ao lugar a que sempre pertencerão.
Os fantasmas de cada pessoa tecem uma rede frágil mas inescapável, ramificações complexas que se retorcem de volta ao seu centro nevrálgico, a terra onde sempre estiveram assentes, as suas vidas, mesmo de longe.
Dizer que é um fresco histórico sobre famílias em dissociação e assombradas talvez não seja um exagero, mas sim um acto de justiça que coloca o livro lado a lado com um número de livros que se inscrevem num cânone, de onde só o medo da combinação da imagem com a palavra excluiria este Essex County.


O desenho de Lemire tem uma imperfeição extremamente expressiva, capaz de nos deixar de coração em suspenso em certas páginas.
Páginas magníficas, de construção exímia, que brotam no momento exacto para emergir o leitor numa onda de terna admiração.
Aliás, o domínio narrativo de Lemire é de um mestre, para lá de etiquetas de género.
As suas transições de períodos narrativos são subtis mas intensas, equiparando-se a grandes escritores e incorporando o desenho para valorizar o que faz.
Por vezes a sua passagem do Passado para o Presente faz-se com um detalhe no desenho, quase imperceptível mas determinante.
Sabemos sempre em que fase da história estamos, sabemos sempre de onde surgimos e para onde vamos, conduzidos com maestria.
Lemire é um autor de mérito próprio, brilhante a todos os níveis, extraindo todas as potencialidades da banda desenhada para criar uma obra que está a par de qualquer obra literária.


















Collected Essex County (Jeff Lemire)
Top Shelf Productions
1ª edição - Agosto de 2009
512 páginas

Sem comentários:

Enviar um comentário