sábado, 27 de novembro de 2010

Pequeno apontamento

Mesmo sendo um homem de Ciência - se assim posso atrever a chamar-me pelo curso que tirei e pela área de trabalho onde me inscrevo - e leitor tão assíduo como variado, não me sinto capaz de me lançar a este livro para o apresentar a um futuro público leitor sem reduzir a sua importância e a sua vastidão.
Daí ter chamado a este texto Pequeno apontamento, assinalando assim que, desta vez, pretendo apenas dar uma pequena amostra do que o livro nos conta e reforçar a ideia de que não há senão mais e mais material para lá ser aprofundado.
As revoluções científicas, como entendidas aqui, não são verdadeiras revoluções, mas alterações de estatuto de teorias dentro de determinadas áreas, normalmento substituídas por outras que possam explicar todos os novos dados constatados.
No interior dessas áreas há alterações fundamentais ao entendimento da realidade, mas nas áreas relacionadas a aceitação dessas alterações é pacífica e natural, alterando-se apenas uma ferramenta com a qual essas outras áreas trabalham.
Este livro traça pois uma realidade bem diferente daquela que nos é ensinada, de que a Ciência evolui de grande descoberta em grande descoberta, de teoria radical em teoria radical, mas antes se faz passo a passo, de um campo de trabalho para o outro.
A lição não serve só à Ciência, mas a quase todas as áreas das quais se traçam Histórias pautadas por grandes nomes, génios e , esquecendo
Mas este é apenas uma pequena revelação - que nem é revelação nenhuma, verdade seja dita - que este livro tem hoje, como à data da sua publicação original.
Na verdade, o livro traça importantes linhas sobre o conhecimento humano, sobre a sua progressão e sobre a relevância deste progresso mesmo para os leigos.
O livro é fulcral a todos os que querem Saber, assim mesmo, com letra maiúscula.


















A Estrutura das Revoluções Científicas (Thomas S. Kuhn)
Guerra & Paz
1ª edição - Setembro de 2009
288 páginas

Sem comentários:

Enviar um comentário