segunda-feira, 15 de novembro de 2010

O fim como o início

A caminho do final da saga, Fitz ainda está obrigado à busca e à luta por um objectivo.
O primeiro é a sua humanidade, à qual ele tem de regressar depois de ter sido acossado pela ira irracional do seu tio.
Recuperar a sua humanidade dar-lhe-á uma hipótese de vingança, mas significa também abdicar do prazer de viver livre como o seu lobo e voltar a sentir a dor física e mental de todas as perdas e de todas as crueldades que lhe caíram em cima.
E o seu objectivo seguinte, o final, é o que finalmente concluirá a demanda da época conturbada da linhagem Visionário.
Acima de tudo, a fantástica incursão por terrenos desconhecidos onde o poder da magia traça o percurso termina como começou a saga, bem escrita, com gritante originalidade e com uma atenção detalhada à composição das fortes personagens que dão vida à história.
Disse-o várias vezes ao longo das críticas aos anteriores volumes e aqui o repito novamente, na construção intensa das personagens e na forma como eles se comportam no ambiente particular do género que obriga a uma reflexão sobre a identidade humana está mais do que a base de uma grande saga, está a base da boa literatura.
Que o último livro seja o primeiro cujo título não se refere mais ao Assassino mas sim ao Visionário, um verdadeiro elemento da linha real, não é nada menos do que justo.
O rapaz que cedeu tudo o que tinha, que abodeceu a todos os compromissos e chamamentos, descobriu no final o seu papel que ninguém lhe poderia ter ditado nem traçado.
Quando ele finalmente arrebatou a sua própria existência, quando fez emergir o seu poder e a sua decisão, a partir daí conquistou um nome próprio.
Pode ter perdido tudo o resto pelo caminho, mas conquistou a sua identidade.
A Saga do Assassino levou-nos ao nascimento do Visionário e embora até ao fim seja, realmente, uma demanda, no fim por algo já tão ténue como um pequenho chamamento repetido no interior da sua cabeça, é uma conquista humana ambientada num mundo de fantasia único.


















A Vingança do Assassino (Robin Hobb)
Saída de Emergência

1ª edição - Janeiro de 2010
448 páginas



















A Demanda do Visionário (Robin Hobb)
Saída de Emergência

1ª edição - Julho de 2010
480 páginas

Sem comentários:

Enviar um comentário