sábado, 21 de agosto de 2010

Olhar para o livro

Por ser artista plástico, Jonathan Santlofer não só escolheu a temática da Pintura como motivo e meio para este thriller, como criou um suporte auxiliar para tornar tal relação mais palpável.
Os desenhos que acompanham a história e que são as pistas deixadas pelo assassino - de arte primeiro, de pessoas depois - criam uma outra relação do leitor com a trama.
O leitor vai procurando pistas não só na informação que as personagens desvendam e relatam como, igualmente, na sua própria observação visual das pinturas.
O leitor fica mesmo em vantagem quando uma das imagens lhes é apresentada pouco antes de ser deitada ao lixo sem nunca poder chegar aos investigadores.
Claro que, para o leitor estar mais confiante e ser mais expedito nessa associação visual convem ter conhecimentos sobre o mundo artístico em que se move.
Não tendo esses conhecimentos, pelo contrário, o leitor fica com vontade imediata de descobrir o Expressionismo Abstracto e os seus principais nomes.
O mundo da Arte, certamente, não é tão brutal como a ficção aqui o torna, mas fica-nos a impressão de que há factos no meio da ficção e, assim, o entendimento do que é esse mundo aumenta, não só pelo livro, mas também pela procura de confirmação e desmentido que fazemos logo de seguida.
Um thriller enriquecido por informação que nos é nova e que com ela prolonga a nossa relação com o tema do livro e com a descoberta do mesmo é um thriller diferente dos mais comuns nos dias de hoje. Sobretudo se como thriller consegue manter-nos compulsivamente agarrados à leitura - algo que a conjugação com um suporte visual só reforça.
Este livro faria sentido num leitor de e-books onde tanto as ferramentas para percorrer as imagens como a pesquisa de informação adicional estão à disposição do leitor. Um livro com suportes visuais preponderantes para a leitura talvez seja a correspondente moderna a tal invenção e possa, por isso, dividir as águas entre o suporte convencional e o moderno do livro.


















A Arte de Matar (Jonathan Santlofer)
Editorial Presença
1ª edição - Novembro de 2008
328 páginas

Sem comentários:

Enviar um comentário