segunda-feira, 5 de julho de 2010

A doença da imaginação

Se quiséssemos assinalar um objecto capaz de incentivar a imaginação, esse objecto é este livro.
Um livro que se faz não só da criação de doenças excêntricas e fascinantes mas da criação de um contexto tão extraordinário e excitante como o próprio conjunto de doenças.
Ainda para mais, trata-se de um livro sempre em aberto, capaz de acolher todas as novas criações que qualquer autor possa inventar para se juntar ao conjunto inicial.
O livro é um albergue acolhedor para a imaginação de todos os autores que se procure. A falta de uma verdadeira autoria do livro permite-lhes fabricar microcosmos de pura fantasia, ao nível do deslumbramento de uma criança.
Dar rédea solta a diversos autores para que escapem às suas construções mais complexas de universos literários para muito simplesmente se divertirem em torno de uma doença que podem criar sem limites nem obrigações de racionalidade.
Este é um livro que tanto homenageia como parodia um género literário que existiu e que deverá, ele próprio, ter muitas vezes inspirado a admiração e o delírio criativo dos autores que agora nele se recriam.
Não que deixem de ser, por vezes, criações críticas da realidade que conhecemos, mas o delírio é divertidíssimo, com uma imaginação incontrolável que arrasta o leitor para o seu próprio jogo pessoal de criação.
Para uma colecção que tem juntado algumas das melhores obras dedicadas à Fantasia, não havia melhor livro para assinalar o seu festivo número 100!


















Almanaque do Dr. Thackery T. Lambshead de Doenças Excêntricas e Desacreditadas (Vários)
Saída de Emergência
1ª edição - Maio de 2010
464 páginas

Sem comentários:

Enviar um comentário