segunda-feira, 19 de abril de 2010

Um país à vista do amor

O Mundo Invisível é uma história de amor complicada mas assente numa credibilidade que conquista o leitor.
Sem exploração sentimental, sem noveletas, sem desconexão à essência do que há a dizer para proceder a uma qualquer manipulação do leitor.
Shamim Sarif explora as relações sem floreados ou exageros, descrevendo as dificuldades e impedimentos que as relações amorosas dignas de nota sempre tiveram e sempre terão na literatura.
Histórias de amor através das quais Shamim Sarif trata também da complexidade da realidade de uma África do Sul onde as raças traçavam uma rede complexa de desaprovação e subjugação.
Crescendo de forma discreta, esta história de amor entre duas mulheres muito distintas mexe com o tabu sexual, com a condição da mulher e com as imposições raciais.
Mexe num retrato complexo de um país onde a pertença à comunidade indiana cria mais atribulações a personagens dignas mas que parecem menorizadas, onde a existência de tantos erros cometidos contra aqueles que existem com uma cor de pele que não a "branca" transtorna a dignidade de todos os seres humanos, quer os que cometem os erros quer os que os sofrem.
No final aquilo que realmente se vê é que uma mulher presa numa tradição asfixiante acaba por se entregar não tanto a um amor mas à coragem que ele lhe proporciona e à emancipação que com ele reinvindica.
O pensamento de uma época é sempre contestado pelo sentimento mais natural e honesto, o amor.
Shamim Sarif, sendo argumentista, sabe também aproveitar o melhor da fluidez que essa escrita exige complementando-a com um talento para a descrição que coloca a escrita dela a um nível muito interessante.
Um amor turbulento escrito com ponderação e com uma repercussão informativa maior do que a da vida dos seus protagonistas, assim se resume este livro.


















O Mundo Invisível (Shamim Sarif)
Contraponto
1ª edição - Novembro de 2009
272 páginas

Sem comentários:

Enviar um comentário