terça-feira, 30 de março de 2010

Renascer pela palavra

Vladimir Brik, o homem que persegue, um século depois, a história de Lazarus Averbuch é um homem perdendo a noção de quem é.
Emigrante bósnio nos Estados Unidos da América, perdeu a ligação às celebrações com que os restantes emigrantes recordam a sua cultura, mas não é, de todo, um cidadão americanizado, nem pretende ser.
Casado com uma neurocirurgiã, numa relação que parece sustentar-se num incómodo silêncio, numa generalizada incapacidade de partilha e numa fúria ocasional.
Escritor por concretizar, incapaz de sustentar a casa como a tradição bósnia exige do seu papel de homem.
O projecto que enceta, com a benesse de uma bolsa, é a sua fuga - e quem sabe se eventual reencontro.
Afinal de contas, a pouco clara morte de Lazarus parece ter menos a contar do que o projecto de um livro deixaria perceber.
Mas com esse projecto como justificação, ele parte para o velho país de que ele, como Lazarus, escapara.
Lazarus, além de ser a personagem que ele persegue, é a sugestão do ressuscitado, o homem que Jesus tornou um perpétuo imigrante da Terras dos Mortos, que talvez ainda vagueie pelo mundo sem terra própria.
Brik procura definir a sua história, procura o relato que lhe pertence, procura a hipótese de ser tudo o que queira, tal como o seu companheiro de viagem, Rora.
Rora tem milhares de histórias para contar, todas elas prontas a partilhar. Se são todas verdadeiras poderá não importar, pois Rora a cada história reinventa-se, renasce para o seu ouvinte.
Rora viverá para lá da morte pois deixou de si aos outros as muitas vidas que viveu, nem que fosse apenas na sua cabeça.
E Brik terá de perceber, no final, que para renascer do que era até àquela viagem não basta a viagem, tem de construir o relato da sua viagem, do que viveu e do que nele se transformou ao longo dela.
O Projecto Lazarus é a concretização do homem perdido, é um projecto de vida, de transformação, de revelação de si próprio ao mundo.
Uma vida faz-se não só vivendo, mas relatando-a aos outros para que a memória salve essa vida da morte.


















O Projecto Lazarus (Aleksandar Hemon)
Civilização Editora
Sem indicação da edição - 2009
304 páginas

Sem comentários:

Enviar um comentário