quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Mera desculpa

Às vezes precisamos de uma mera desculpa para voltar a ler um livro que estimamos mas que vamos deixando na prateleira adiado perante a rápida acumulação de títulos por ler.
A minha desculpa, neste caso, foi a aproximação da estreia do filme protagonizado por esta criação de Robert E. Howard.
Salomão Kane é um aventureiro impetuoso e quase inconsciente. Salta contra todos os perigos inumanos confiante de que é a vontade de Deus que o conduz contra o mal, mesmo quando se trata apenas da sua sede de desafio.
Não é um herói perfeito, erra, muitas vezes é apenas um espectador dos mais estranhos acontecimentos, mas tem o ímpeto e a confiança cega - que combinados podem passar por simples loucura - que tantos gostaríamos de ter.
As suas aventuras são vividas em suspenso pois não há nada que nos faça antever as suas acções.
Ele é bravo e inteligente, um exímio espadachim, um feroz lutador "corpo a corpo" e um preciso atirador. Só que não é isso que o torna mais capaz de enfrentar os perigos selvagens, apenas reduz a sua desvantagem, pelo que ele se atira quase sem questionar, aceitando muitas vezes a morte que se aproxima apenas para se ver ainda vivo no final e então sim entender o foi que enfrentou.
Estas aventuras são escritas com uma qualidade inegável, a realidade dos confrontos é descrita com um dinamismo instintivo e mesmo os relatos contextualizadores são genuinamente empolgantes.
Empolgantes pela imaginação que contêm, pelas ligações que estabelecem a outros mitos que conhecemos bem e que em poucos parágrafos lhes dão força e os renovam ou que, mais simplesmente, os desenvolvem.
Nestas aventuras de Salomão Kane estão presentes tanto o prazer de criança a braços com laivos de acção emocionante como o prazer do adulto a ser desafiado por uma imaginação de tom elevado.
A edição da Saída de Emergência é igualmente cativante, fazendo justiça ao personagem.
Das manchas de sangue na capa aos vários pequenos símbolos e desenhos que salpicam as páginas, passando pela escolha do tipo de letra sugestivamente antiga mas nem por isso mais difícil de ler, este é um livro que causa um prazer simples de ter na mão, de folhear, de guardar.
Que outra mera desculpa surja no meu caminho muito em breve é o meu desejo, para que o intervalo de tempo até à próxima leitura de As Fabulosas Aventuras de Salomão Kane se encurte quando comparado ao que agora terminou.


















As Fabulosas Aventuras de Salomão Kane (Robert E. Howard)
Saída de Emergência
Sem indicação da edição - 2006
192 páginas

Sem comentários:

Enviar um comentário