terça-feira, 14 de julho de 2009

Conhecer e gostar dos livros

Fotografia respeitavelmente copiada do blog Pó dos Livros
por falta de máquina própria
.

Este sim é um caso para afirmar que "No meu tempo não havia livros assim!".
E por "livros assim" entenda-se um livro infantil que expressa ao mais infímo detalhe a relação que se deve ter com um livro, não apenas com o seu conteúdo, mas também com a sua existência física como objecto.
O Incrível Rapaz que comia livros trata de forma grandiosamente sugestiva e imaginativa da relação que se estabelece com um livro, do prazer que ele nos dá, a par do conhecimento. Trata também da forma como encaramos o livro, o respeito e o cuidado que lhe prestamos.
Um livro que ensina o prazer de lidar com o que se lê mas também com a forma como se lê.
Afinal de contas, devorar - no seu sentido figurado - pode ser tão nocivo quanto devorar - no seu sentido literal - um livro. Antes é preciso saber estabelecer uma relação com cada um destes objectos singulares, descobrir-lhe o exterior para lhe desvendar o interior.
Um livro sobre a boa prática do livro, não para ensinar "maneiras", mas antes para cultivar o prazer de fechar este livro e procurar outro para continuar a crescer literariamente (e não só, claro).
Um livro singularmente escrito, tao repleto de uma surpreendente imaginação que não deixará de encantar os leitores adultos; e admiravelmente ilustrado, encantatório e original, impossível de ser descrito mas obrigatório de ser olhado.
Um livro pensado para o prazer do livro até ao mais ínfimo detalhe - repito-me, é verdade, mas a razão para tal é indesmentível - com aquela divertida dentada que vem na contracapa da edição e que podem ver na foto.

Já agora, aconselha-se que vão descobrindo o livro aqui, numa iniciativa igualmente divertida e original que dá um renovado prazer ao livro com uma leitura alheia que se funde com a nossa própria.


















O incrível rapaz que comia livros (Oliver Jeffers)Orfeu Mini/Orfeu Negro
1ª edição - Março de 2008
36 páginas

Sem comentários:

Enviar um comentário