domingo, 31 de maio de 2009

Um nascimento

A Virgem é escrita numa forma rebuscada, que o autor afirma ser aquela que era usada nos relatórios do tempo da "velha senhora".
Esse é, se quisermos assim chamar-lhe sem nenhuma forma depreciativa, um truque perspicaz.
Se no início a forma de linguagem intricada parece distanciar o leitor que tem de batalhar por entrar no ritmo de leitura, esse efeito passa depois a um verdadeiro gosto por esta linguagem rica e intricada.
E é essa linguagem que acaba por conseguir gerar o efeito de crítica humorística de quem vê a sociedade à sua volta e a espicaça sem deixar de tentar ser servil e apologético para não se prejudicar e poder continuar a contar a história.
No entanto, é também essa forma servil e apologética da linguagem que leva a alguma redundância de informação ao mesmo tempo e alguma irritação.

Para lá desta forma de linguagem, que acaba por ser a mais marcante componente deste livro, aquilo que encontramos é uma longa introdução a um romance mais completo.
Aqui falam-se das famílias e das circunstâncias sociais que levaram ao nascimento e, eventualmente, levarão à compreensão da personagem que dá nome a este volume.
Mas isso é, de certa forma, insuficiente, para que este livro se aguente sozinho, até porque a Virgem nunca ultrapassa os meses até ao final do livro - daí que se estranhe que anteriormente ele tenha sido editado como um romance completo.
Há vários episódios interessantes e importantes, capazes de caracterizar os anos do início da década de 1930, mas para as famílias que aqui se cruzam ainda falta um longo caminho a percorrer.
As suas lealdades, ligações, hipocrisias e idiossincrasias darão uma ideia mais precisa do que foram aqueles tempos devidamente desenvolvidas.
Por isso é que Luís Miguel Rocha anuncia já o seguimento a este Livro, 1 embora o salto temporal seja de 15 anos, espera-se que haja, como neste livro, analepses para nos contextualizarem.
A Virgem não é - por agora, possivelmente - um grande romance, mas o resultado final poderá ser, sobretudo em comparação com outros livros recentes com iguais pretensões, suficientemente interessante e eficaz.


















A Virgem (Luís Miguel Rocha)
Mill Books
1ª Edição - Abril de 2009
páginas

Sem comentários:

Enviar um comentário