domingo, 22 de fevereiro de 2009

Da condição (extraordinária) da mulher


Sexodependentes é um título de marketing (o título orgininal, pelo contrário, lança a questão de forma muito mais interessante, Sexoadictas o amantes?) que pode ser apelativo a muita gente mas igualmente redutor para quem espera um ensaio sobre o tema. Mas se tiver sido - como a mim - o subtítulo que atraiu o leitor para este livro, então não há desapontamento possível.
Temos aqui a introdução à vida de 20 extraordinárias mulheres (a vigésima primeira é um pedaço de ficção da autora e perfeitamente dispensável ao livro) que viveram de forma descomprometida a sua própria essência, traduzindo-se ela como se traduzisse.

Vinte mulheres que não são sexodependentes, mas antes figuras radicais do seu tempo, vincadamente singulares e que vivem segundo regras que apenas elas sabem definir.
Quem ler este livro (ou deverei dizer, os homens que lerem este livro?) ficará com um pequeno entendimento da realidade feminina e, em particular, de como estes exemplos forjaram mentalidades pela força da sua própria satisfação.
O desejo que nos fica é a de reencontrar cada uma destas vidas o mais brevemente possível, em biografias extensas e dedicadas, pois serão certamente relatos dignos da mais notável Ficção.

Não que estas mulheres sejam exemplares ou desprovidas de idiossincrasias, mas também a realidade assim o é e assim nos deve levar a reflectir sobre as suas evoluções.
Num mundo onde o desejo feminino ainda é um tabu - basta observar a timidez Hollywoodiana no que toca a esse ponto - este livro é uma inusitada prova de lucidez, mas também muito mais do que isso.

Deixo-vos um dos pedaços da "realidade que supera a ficção" da mais bela e poética ironia.
Isadora Duncan (na foto), que só conduzia automóveis descapotáveis desde que os seus filhos haviam morrido afogados no interior de um carro caído ao rio, entrou no seu Bugatti e disse aos amigos "Adeus amigos! Vou para a glória!" e logo depois o lenço que levava prendeu-se no eixo da roda e partiu-lhe o pescoço.
Vibrante e radical até na morte!



















Sexodependentes - 21 Histórias de mulheres radicais (Paula Izquierdo)
Paralelo 40
1ª Edição - Junho de 2008
240 páginas

Sem comentários:

Enviar um comentário